Ao participar de um mega evento de rock é impossível dissociar a experiência e a emoção de ver sua banda das marcas presentes no evento. Essa emoção se transforma em memória afetiva que levamos conosco para o resto de nossas vidas.

A estratégia de marketing que busca associar a marca à experiências positivas e inesquecíveis tem o objetivo de despertar um nível de interação mais profundo entre a marca e seus público. Ao final do processo, temos um campo associativo maior e memorável da marca e da ideia que ela representa.

Toda vez que vemos uma marca, ouvimos um jingle ou experimentamos um produto ou serviço, algo acontece em nossas mentes e corações. Essa experiência se traduz em sorrisos, gestos de felicidade e emoção, criando algo forte e que vale a pena ser contado para outras pessoas.

Marcas vivas investem em ações de marketing de experiência. Existem várias formas de ativar a marca, mas antes de partir para ações mais sofisticadas, faça o básico.

Formas de Trabalhar a Experiência de Marca

Invista nos PDV

 

Determine um valor de investimento em experiência de marca e não esqueça de potencializar a experiência provocada dentro do seu espaço físico, da sua loja. O ponto de venda, conhecido como PDV (point of sale) é onde a magia acontece. Quanto melhor a experiência, o conforme e os estímulos sonoros, de climatização, conforto, facilidade de localizar produtos, iluminação, cores e limpeza, maior o ticket de vendas.

 

Invista na Relação da Marca com o Cliente

PMEs tem vantagem na hora de se comunicar com o cliente, pois sua estrutura é mais enxuta e requisita menos burocracia. Facilite a implantação de soluções simples para criar boas experiências para seus clientes.

Utilize as redes sociais como canal de contato, assim sua comunicação e feedback serão muito mais ágeis no tempo de resposta.

Pesquisas via telefone, whatsapp, email ou google forms após a venda é importante para manter a qualidade do atendimento e reforçar o relacionamento.

Treine Bem a Sua Equipe

Não é preciso investir rios de dinheiro quando o treinamento é constante e faz parte da cultura da empresa, pois assim os gastos são menores e constantes, além de criar um capital humano preparado para conquistar a clientela.

Cursos, workshops, treinamentos técnicos e de vendas são bem-vindos. Pesquisas internas com os colaboradores e escutar a equipe é fundamental para criar experiências de compra agradáveis ao consumidores.

DIAGNÓSTICO DE EXPERIÊNCIA

visual, iluminação, som, texturas, conforto ambiental, limpeza, etc.


WAYFINDING

é um conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, táteis, entre outros, que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira segura e informada.

DIAGNÓSTICO DE
EXPERIÊNCIA
  • Fachada publicitária

  • Portfólio de PDV

  • Ambiente de Varejo

  • Ambiente corporativa

  • Design de produtos

  • Embalagem/rótulos

  • Sinalização

  • Uniformes

  • Crachás

  • Pórticos

  • Tapeçaria personalizada

  • Mobiliário 

  • Arquitetura de Design

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