top of page

Branding como Modelo de Gestão Estratégica

Atualizado: 6 de nov. de 2023

Branding é, antes de tudo, um modo de fazer gestão, seja da empresa ou da sua carreira.

Podemos dizer que branding, assim como marketing e vendas são modelos de gestão, portanto muito além de uma marca gráfica ou identidade visual. Logo após a segunda guerra mundial nasceu nos Estados Unidos do pós-guerra a necessidade de fazer uma gestão orientada para vendas, modelo que focava exclusivamente no volume de vendas e lucros.


Nas décadas de 1970 e 80, notando mudanças nos hábitos de consumo e, sobretudo, na percepção do consumidor sobre a qualidade das marcas e os produtos consumidos, aprimorou-se o modelo de gestão voltado para o cliente. O marketing evoluiu e se disseminou como uma ferramenta de inovação, pois as empresas entenderam que a satisfação do cliente deveria ser o foco de suas atividades. O nível de exigência era cada vez maior por qualidade, atendimento e experiência de consumo. Ainda hoje, sabermos que o modelo de marketing continua restrito a departamentos com alcance limitado ou a planos que mofam em gavetas ou pastas. Logo ficou claro que apenas um belo discurso e uma boa roupagem já não fazia sentido, pois o gap entre o que se promete e o que entrega determina a fama de uma empresa, suas marcas e produtos.


Nesse ponto, em tempos de redes sociais, ambiente no qual a fama é determinante para a sobrevivência de personas, imagens e marcas, nos últimos anos, o branding, enquanto modelo de gestão, foi catapultado para o foco das maiores empresas do mundo e começou a se disseminar como uma ferramenta de gestão estratégica para a construção de marcas consistentes e congruentes ao longo do tempo, tanto em suas promessas quanto em suas entregas. Branding fala de como você é visto e falado pelos clientes, pelo mercado, fornecedores, funcionários, amigos e até parentes.


Branding vai além da comunicação da marca, pois antes de comunicar é preciso saber o quê e como comunicar. Em meus anos de experiência atuando na área de design e consultoria de marketing, vi muitas empresas que na esperança de obter maiores resultados, gastaram cifras enormes para comunicar mensagens pouco aderentes com suas atividades e produtos ou desconectadas de suas verdadeiras vocações, além de se apoiaram exclusivamente na propaganda para se sedimentar, muitas vezes obtendo resultados nada alinhados com seus públicos, seu discurso e seu posicionamento real.


O Branding mostra para o público QUEM é a marca, seu tom de voz, sua personalidade, honestidade e compromisso. Isso gera valor e vínculos emocionais.

Qual o propósito, o valor e a entrega da sua marca?


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page