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Foto do escritorLuciano Ishi Porto

Como as marcas podem superar os desafios da Covid 19

Diante da pandemia mundial que praticamente obrigou o fechamento das portas de empresas indiscriminadamente no mundo inteiro, empreendedores e donos de micro e pequenos negócios devem manter, na medida do possível, a calma e a serenidade nesse momento delicado, pois perder o controle durante a crise só piora as perspectivas e pode afetar uma resposta mais efetiva da marca nesse momento, evitando a paralisia total.



É fundamental ter a consciência de que por pior que seja o cenário atual, a pandemia chegará ao seu pico de contágio e cairá, permitindo assim o retorno à vida normal. As marcas dos micro e pequenos negócios devem pensar em estratégias que as fortaleçam e as mantenham em destaque na lembrança de seus clientes e seus respectivos mercados-alvos. As empresas devem se manter vivas durante esse período incerto para que suas marcas estejam prontas para retomar a dinâmica de retomada da economia quando tudo se normalizar. Marcas preparadas poderão aproveitar muito melhor as oportunidades que surgirão depois dessa tempestade econômica e social.


O efeito imediato do isolamento social é uma grave redução do consumo na economia real, aquela que acontece no dia a dia, nas ruas, shoppings, centros populares, na lojinha de conveniências ou no mercadinho do bairro. No entanto, em contraste com esse cenário, está havendo uma drástica mudança de hábitos de consumo do brasileiro, que demonstra, em pesquisas, uma maior intenção de compras por meios digitais (ecommerce, delivery, compra por app e drive-thru, conteúdo via streaming).


Quanto menos pessoas na rua, isoladas em casa e sem muitas atividades rotineiras de trabalho, maior o número de interações pelas redes sociais. Na china, por exemplo, houve aumento no consumo de itens básicos como alimentos, produtos de higiene e cuidados médicos, além do aumento no consumo de streaming e de delivery.

Entretanto, é na crise que se encontram ou se criam novas oportunidades. As empresas, por exemplo, devem aproveitar o tempo para planejar seu retorno com ideias criativas para novos serviços, produtos e promoções, inclusive que ajudem no dia a dia em casa.


As marcas devem criar estratégias e ações que promovam conforto e segurança, mas é preciso ter cuidado para não passar uma imagem de oportunismo. Veja como:


  • Dar conforto às pessoas com serviços que facilitem suas vidas.

  • Promover atos de gentileza, ajustando o tom de voz da marca, sendo mais gentil e humano. Potencializar os pontos de contato da marca colocando-a disponível para tirar dúvidas e oferecer soluções por meio das redes sociais, whatsapp e telefone.

  • Atravessar a crise observando constantemente os movimentos do consumo e antecipar tendências para quando a crise for embora, a marca já esteja numa dinâmica alinhada ao ritmo do mercado.

  • Aumentar a presença digital, pois com a crise, os hábitos estão sendo alterados. A limitação da circulação impõe otimização não só do tempo, mas no deslocamento que pode ser entendido a partir de agora como algo desnecessário. O que puder ser resolvido com uma mensagem de áudio, vídeo, teleconferência ou um simples e-mail, certamente será a preferência de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.

  • Ajudar as pessoas a passar o tempo em suas casas. Como as marcas podem interagir com o público confinado? Pense em como entreter seu público com campeonatos virtuais, experiências e interações online. Na Itália e em várias partes do mundo as pessoas estão se reunindo nas varandas, separadamente, para cantar e tocar repertórios musicais, por exemplo. Pense em como entrar nesse onda de solidariedade.

  • Rir é o melhor remédio, mas com limites, pois a situação é grave e todo o cuidado é necessário para não ofender sentimentos. Manter a marca serena e respeitosa não quer dizer que o conteúdo e a linguagem tenham que ser necessariamente frios e distantes.


Estas são apenas dicas, não há uma fórmula mágica. Então pense no seu negócio e o propósito para o qual foi criado, assim terá insights sobre como sua marca pode se comportar durante a pandemia e renascer fortalecida quando tudo isso passar.


Mantenha sua marca em evidência, continuar investindo em propaganda online ou tradicional, na medida do possível, ainda é a melhor forma de manter sua marca relevante e lembrada.

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