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Como marcas com o arquétipo do herói se comunicam

Atualizado: 6 de nov. de 2023

Seguindo nossa série sobre as marcas e os arquétipos, vamos falar nesse artigo sobre o arquétipo do herói, um conceito da teoria dos arquétipos, do psiquiatra Carl Jung.


Segundo Jung, os arquétipos são padrões universais comportamentais do pensamento e emoção da população. Ele chamou esse fenômeno de inconsciência coletiva da humanidade e que influencia a forma os relacionamentos se dão no mundo.


O arquétipo do herói é previsto nesses padrões universais sendo considerado um dos mais importantes e poderosos arquétipos. Ele é mais corajoso e valente da personalidade, simbolizando a busca pela justiça, verdade e a realização pessoal. Ele é um modelo a ser seguido, copiado, admirado, pois enfrenta os maiores desafios para chegar lá e pegar seu objetivo. Neste artigo vamos entender melhor como marcas com o arquétipo do herói se comunicam.


Na literatura e na mitologia, o arquétipo do herói é representado por personagens como Aquiles, Hércules e Superman. Na vida real, os heróis podem ser pessoas que lutam por uma causa justa, que enfrentam desafios e riscos para proteger outras pessoas ou que superam grandes adversidades para alcançar suas metas. O arquétipo do herói é um símbolo de coragem, determinação e força de vontade.


O arquétipo do herói pode ser usado de diversas maneiras pelas marcas para aumentar a atratividade e a identidade de suas campanhas de marketing. Algumas formas de utilizar o arquétipo do herói no marketing são:

  1. Utilizar o arquétipo do herói como um símbolo de coragem e determinação para inspirar os clientes a superarem desafios e obstáculos.

  2. Criar campanhas que destaquem a força e a resistência de um produto ou serviço, comparando-o a um herói que enfrenta e supera obstáculos.

  3. Utilizar o arquétipo do herói como uma forma de transmitir valores e mensagens positivas, como honestidade, integridade e responsabilidade.

  4. Criar campanhas que destaquem ações de responsabilidade social e ambiental da marca, utilizando o arquétipo do herói como um símbolo de compromisso com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

  5. Utilizar o arquétipo do herói em campanhas de lançamento de produtos ou serviços para transmitir confiança e segurança aos clientes.

É importante lembrar que, para que o arquétipo do herói seja eficaz no marketing, é preciso ser autêntico e evitar a superficialidade ou a manipulação. A marca deve realmente se comprometer com os valores e mensagens que deseja transmitir através do arquétipo do herói.

E nesse artigo você vai se aprofundar no arquétipo do Herói.


O Herói

  • Palavra: Domínio

  • Frase: Onde há uma vontade há um caminho.

  • Tom de Voz: honesto, sincero, corajoso

  • Mensagem da Marca:

"Nós podemos tornar o mundo melhor. Temos coragem e determinação para superar o resto."
  • Marcas Heróis: Adidas, Nike, Fedex.

  • Personalidade: A principal motivação do Herói é provar seu valor através da coragem e determinação. Eles trabalham duro para obter as habilidades que consideram necessárias e se orgulham de que seu ritmo de trabalho os diferencie dos demais. Precisam enfrentar os desafios de frente e carregar as derrotas ou fracassos até que sejam corrigidos. O Herói quer salvar o dia para provar seu valor a si mesmo, mas também para que o mundo saiba de sua capacidade.

  • Seus guias: Domínio, coragem, crescimento, desenvolvimento, defesa.

  • Medos: Incompetência, covardia, deterioração, queda, incapacidade.

  • Estratégia: Ficar mais forte e melhor. Provar que as pessoas estão erradas.

  • Cinema: Maximus Decimus Meridius - Gladiador

  • Paleta de Cores: Padrões cinzas, pretos e vermelhos.

  • Exemplo de brand slogan: Just do It - Nike

  • Estratégia da marca herói: Para atrair um herói, você deve inspirá-lo e fazê-lo sentir-se fortalecido para ter sucesso e realizar. Eles se veem como cidadãos íntegros e inimigos do valentão e defendem o que é certo. Os heróis querem alcançar suas ambições e as marcas que podem reconhecer essas ambições e encorajar o desafio se conectarão a eles. Um Herói quer ser inspirado pela possibilidade de realização e pela gratificação que vem com isso.

  • Categorias de indústrias e mercados heróis: Roupas de esporte, equipamentos esportivos, equipamento ao ar livre/tático, serviços e comércio de emergência como encanamento, eletricidade, serralheria, mecânica.

  • Marca heróis em ação: https://youtu.be/jBnseji3tBk

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